Diabetes Mellitus
O que é?
O diabetes mellitus é uma doença que se caracteriza por um aumento dos níveis de glicose no sangue, que ocorre devido a defeitos na ação ou secreção da insulina. A insulina é um hormônio que tem a função de promover a entrada de glicose para as células do nosso corpo, a fim de que ela possa ser aproveitada pela célula para várias atividades. Ou seja, se a insulina está em falta ou se ela não desempenha a sua função corretamente, ocorre como consequência um acúmulo da glicose no sangue. Existem vários tipos de diabetes, mas os mais comuns são o diabetes tipo 1 e o diabetes tipo 2.
Perguntas frequentes
O que é Diabetes tipo 1?
Nesse tipo de diabetes, ocorre uma destruição das células beta do pâncreas devido a um processo auto-imune.
Com a destruição dessas células, o organismo não consegue mais produzir insulina e o indivíduo precisa aplicar a insulina produzida em laboratório para se tratar.
O diabetes tipo 1 costuma acometer principalmente crianças e adultos jovens, e os anticorpos responsáveis por esse processo auto-imune geralmente podem ser dosados no sangue, especialmente no início da doença.
O que é Diabetes tipo 2?
Nesse tipo de diabetes, a insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, mas o que ocorre é uma resistência do corpo à ação da insulina, ou seja, ela não consegue fazer o efeito que deveria, e portanto, a glicose começa a subir.
O fator que causa essa resistência à insulina geralmente é a obesidade. Por isso, o diabetes tipo 2 geralmente ocorre em adultos acima dos 50 anos. Como o indivíduo nesses casos produz insulina, o tratamento é feito com medicamentos orais (não precisa aplicar insulina) para melhorar a ação da insulina, para diminuir os fatores que causam resistência à sua ação.
Como é feito o diagnóstico de diabetes?
O diagnóstico laboratorial de diabetes é feito caso ocorra um desses resultados:
1- glicemia de jejum > 126 mg/dl (jejum de 8 horas)
2- glicemia colhida ao acaso, em qualquer hora do dia e independente da última refeição realizada >200 mg/dl em pacientes com sintomas de diabetes
3- glicemia >200 mg/dl feita no teste de tolerância oral com 75g de glicose.
Por que o diabetes é uma doença tão traiçoeira?
Porque, como essa elevação da glicemia ocorre lenta e insidiosamente (principalmente no diabetes tipo 2), o indivíduo não apresenta muitos sintomas, ele se sente relativamente bem. No entanto, essa hiperglicemia crônica vai causando lesões na circulação de vários órgãos, como os rins, os olhos, os nervos e o coração, podendo levar até à insuficiência renal, cegueira, infarto do miocárdio e derrame cerebral.
Tem tratamento?
Como já foi dito, os indivíduos com diabetes tipo 1 devem aplicar a insulina para o controle da doença. Já no caso do diabetes tipo 2, existe uma gama muito extensa de medicações para o tratamento, com mecanismos de ação diferentes, dependendo de cada caso.
Exames de rotina: controle geral dos exames deve ser feito a cada 3 meses com exames de sangue. A cada ano deve ser feito o checkup oftalmológico, renal e cardiológico. Os demais exames devem ser solicitados de acordo com a necessidade individual do paciente.
Entre em contato
Venha nos visitar
Rua Ezequiel Freire, 35 (Sala 44)
São Paulo/SP - CEP 02034-000
Envie uma mensagem
(11) 96544-5006
Fale conosco
(11) 2667-2003
(11) 2667-5006