scales-and-measuring-tape-on-blue-floor-weight-loss-concept.jpg

Obesidade e metabolismo

A obesidade é o acúmulo de gordura no corpo causado quase sempre por um consumo excessivo de calorias na alimentação, superior ao valor usado pelo organismo para sua manutenção e realização das atividades do dia a dia.

Como é feito o diagnóstico de obesidade?

Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro mais utilizado é o do IMC (índice de massa corporal). Ele é feito dividindo-se o peso pela altura em metros ao quadrado. Valores acima de 25 classificam o sobrepeso, e valores acima de 30 classificam a obesidade. Além do IMC, dispomos também de outros meios para ajudar a avaliar a obesidade corporal, como por exemplo, a bioimpedância e as medidas de pregas cutâneas.

A obesidade é uma doença crônica, de difícil tratamento, e com várias causas, como maus hábitos alimentares, alterações hormonais, falta de atividade física e patrimônio genético.

Qual a importância de se diagnosticar e tratar a Obesidade?

Ela implica uma elevada morbimortalidade, uma vez que favorece a ocorrência de várias outras doenças, tais como diabetes mellitus tipo 2, dislipidemia, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, problemas nas articulações, alguns tipos de câncer, apnéia do sono, etc. Em geral, quanto mair o IMC, maior o risco dessas doenças.

A prevalência da obesidade vem aumentando assustadoramente no mundo todo. Tanto que é considerada pela OMS como um dos maiores problemas de saúde pública do mundo. Estima-se que, em 2025, a obesidade atingirá mais de 700 milhões de adultos, e até 75 milhões de crianças.

Como tratar a Obesidade?

A melhor maneira de combater a obesidade é através da prática regular de exercícios físicos e da manutenção de uma alimentação balanceada, com a orientação de um profissional.

Orientações dos nutricionistas e dos médicos endocrinologistas são essenciais para se chegar ao peso saudável da melhor forma possível. Atualmente, existem várias técnicas de dietas disponíveis. Às vezes, o tratamento medicamentoso se faz necessário para ajudar na perda do peso, caso a dieta e a atividade física não sejam suficientes para se alcançar o peso desejado.

exame-Bioimpedância-dr-daniel-benitti-cirurgiao-vascular-sao-paulo-campinas.jpg

O que é metabolismo?

Metabolismo é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo “metabolismo celular” é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. Essas reações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e constituem a base da vida, permitindo o crescimento e reprodução das células, mantendo suas estruturas e adequando respostas aos seus ambientes.

O metabolismo é normalmente dividido em dois grupos: anabolismo (reações de síntese) e catabolismo (reações de degradação).

Qual a relação do metabolismo com a obesidade?

Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde massa, o que acontece em períodos de jejum, dietas ou doença; mas se o anabolismo superar o catabolismo, o organismo cresce ou ganha massa.

Algumas pessoas apresentam esses processos mais exacerbados e, portanto, têm maior facilidade de perder peso. Outras apresentam esses processos mais lentos e, então, ganham peso com mais facilidade. Por isso, entender o metabolismo do corpo ajuda a compreender porque algumas pessoas comem muito e são magras e outras comem pouco e estão acima do peso.

Sala 01_B (1).jpg

Previna-se!

A partir do momento em que verificamos onde está o seu erro de metabolismo, teremos um resultado mais fidedigno e satisfatório no tratamento do sobrepeso, obesidade e até mesmo no ganho de massa magra.

Quando consultar o médico?

É essencial descobrir o erro metabólico de seu organismo para enfrentar o excesso de peso. Só assim a manutenção do seu tratamento será eficaz.
Descartar doenças metabólicas também é importante.

Dicas

Existem técnicas com dietas, alimentos e medicamentos que poderão alterar seu metabolismo, facilitando a perda de peso e a troca de gordura por musculatura.
Talvez uma grande dificuldade em perder peso seja consequência de alteração do seu metabolismo.

Entendendo essa causa, seu tratamento será facilitado.