Síndrome dos ovários policísticos

É a doença endocrinológica mais comum entre as mulheres jovens. As mulheres com essa síndrome geralmente apresentam sintomas de irregularidade menstrual associadas a um quadro de hiperandrogenismo (aumento de pelos corporais, presença de acne, aumento da oleosidade da pele, queda de cabelo).

Qual a importância de se diagnosticar e tratar a Síndrome dos Ovários Policísticos?

Essa síndrome é importante em várias fases da vida da mulher.
Primeiro porque causa muitos transtornos na adolescência relacionados às alterações menstruais e ao excesso de pelos e espinhas.

Nas mulheres mais maduras em idade reprodutiva, pode ser uma causa de infertilidade.

E um fator muito importante é que a síndrome geralmente está associada com aumento de peso e um quadro que chamamos de resistência insulínica, que torna a mulher mais predisposta ao surgimento de diabetes e doenças cardiovasculares durante a sua vida adulta.

IMAGENS-sindrome-dos-ovários-1-1.png

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito baseado em 3 pilares: presença de irregularidade menstrual, surgimento de pelos ou espinhas em excesso (confirmados por alterações laboratoriais desses hormônios, chamados androgênios), e presença de vários pequenos cistos nos ovários vistos através da ultrassonografia.

Tem cura?

O tratamento do ovário policístico é complexo e deve ser guiado pelo médico conforme a idade e o sintoma que a paciente apresenta.
Em primeiro lugar, pensando na obesidade e resistência à insulina, é fundamental a mudança de hábitos de vida, com foco em uma dieta saudável e prática de atividade física.
Para tratar os pelos e espinhas em adolescentes pode-se optar pelo uso dos anticoncepcionais, além de outros medicamentos que melhoram os sinais de hiperandrogenismo.
Medidas estéticas como depilação definitiva também ajudam muito.
Se a mulher desejar ter um filho e estiver com dificuldades por causa da síndrome do ovário policístico, pode ser necessário o uso de medicações para induzir a ovulação e aumentar a fertilidade.